Na coluna desta sexta-feira, dia 29, o jornalista especializado em agronegócio, André Casagrande, apresenta o necessário para que o pecuarista gerencie seu negócio de forma produtiva. Na coluna, Casagrande usa análises do pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Vinicius do Nascimento Lampert.
Casagrande mostra que as habilidades técnicas, em conjunto com o conhecimento técnico, como noções de planejamento e plano de negócios , são necessárias para o processo de produção. Lampert diz que o conhecimento técnico-científico específico da área é tão importante como ter uma vasta bagagem cultural e se inteirar das tendências e inovações.
Em relação às habilidades sociocomportamentais, Lampert cita as habilidades de comunicação, organização, resolução de conflitos, entre outras, como essenciais para gerenciar emoções, manter interações sociais e tomar decisões responsáveis e de forma eficiente dentro do negócio.
Na coluna, Casagrande ainda diz que é importante que o produtor dedique algumas horas na semana para anotar dados e analisar a situação e evolução dos dados, organizar tarefas, analisar processo, estabelecer melhorias, planejar metas e se atualizar sobre mercado, tecnologias, tendências, etc.
Com o intuito de se atualizar, Casagrande lembra que a agricultura digital disponibiliza Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) que auxilia o produtor no planejamento, organização e tomada de decisões.
Casagrande também diz que há oferta de muitos softwares, aplicativos móveis, plataformas digitais e marketplaces voltados para a gestão operacional, de qualidade, mercadológica e econômico-financeira, além de tecnologias de sensores, visão computacional, telemetria, computação em nuvens, aprendizado de máquina, automação, dentre outras ferramentas que facilitam coleta de dados ao produtor.
Ficou interessado e quer saber mais? Clique aqui e tenha acesso à coluna completa. Boa leitura!