O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) desmente postagens sobre que a China recusou habilitar 70 novas plantas de frigoríficos brasileiros. As informações supostamente falsas começaram a circular em postagens de redes sociais na terça (27).
A informação tomou ares de verdade porque o país asiático reduziu a importação fora da cota de commodities agrícolas e minerais. Os especialistas daquele país dizem que a medida é para impedir o crescimento inflacionário e controlar o fluxo de divisas. A postagem preocupou o setor no Brasil.
Segundo o Mapa, na verdade o governo chinês analisa a habilitação de 56 plantas de frigoríficos brasileiros. Pequim pede atualização técnica. Segundo o governo brasileiro, procedimento normal, depois que ela paralisou os processos.
O Ministério da Agricultura, fazendo referência ao General Administration of Customs People’s Republic of China (GACC), informa que “esse trabalho havia sido suspenso desde o início da pandemia, em virtude de a necessidade desse órgão dedicar seus quadros a atividades relacionadas à prevenção e controle da pandemia”. A declaração foi dada ao Agrotimes, do site MoneyTimes.
(Fonte: Moneytimes)