Uma velha reivindicação dos proprietários de postos de combustíveis avança na Câmara Federal. Nesta quinta-feira (25) os deputados aprovaram a Medida Provisória que autoriza os revendedores de combustíveis a comprar álcool para veículos (hidratado) diretamente dos produtores e de importadores. O próximo passo é a aprovação pelo Senado, onde não deve enfrentar resistências.
A medida tem um único objetivo: aumentar a competição no setor ao eliminar a obrigatoriedade dos postos de comprar o etanol apenas dos distribuidores Os revendedores continuarão prestando os seus serviços normalmente, mas vão enfrentar uma concorrência que o setor nunca viu.
O relator Augusto Coutinho (Solidariedade-PE), incorpora ao texto trechos de uma segunda Medida Provisória, que permite a venda direta aos postos também para as cooperativas de produção ou comercialização de etanol e as empresas comercializadoras desse combustível.
Durante a votação dos destaques, os deputados aprovaram um destaque apresentado pelo PT que retirou a permissão para a venda de combustíveis de outros fornecedores diferentes do vinculado à bandeira do posto.
Da Redação.