As exportações brasileiras de soja devem totalizar 12,6 milhões de toneladas em maio de 2025, de acordo com o levantamento semanal da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). O volume, apesar de significativo, representa uma queda em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o Brasil exportou 13,4 milhões de toneladas, e também em relação a abril deste ano, com 13,4 milhões de toneladas.
Na semana encerrada em 3 de maio, o Brasil embarcou 3,7 milhões de toneladas de soja, e para o período de 4 a 10 de maio, a Anec prevê a exportação de 3,5 milhões de toneladas.
Além da soja em grão, o farelo de soja também apresentou queda nas exportações. Em maio, a previsão é de embarque de 1,8 milhão de toneladas, contra 1,965 milhão no mesmo mês do ano passado. Em abril de 2025, o total exportado foi de 2,2 milhões de toneladas.
A previsão de embarque do farelo na semana de 4 a 10 de maio é de 693,1 mil toneladas, com um total de 522,8 mil toneladas exportadas na semana anterior. A redução nas exportações de soja e farelo pode impactar a balança comercial do Brasil, que se acostumou com números expressivos neste setor.