A movimentação de contêineres no Porto de Santos segue em alta e atingiu um novo recorde em abril deste ano, com 459,7 mil TEU movimentados, medida padrão para contêineres. É o quarto mês consecutivo de recorde, com um crescimento de 2% em relação ao mesmo período de 2024. No acumulado do primeiro quadrimestre, foram registrados 1,8 milhão de TEU, avanço de 5,6% na comparação com o ano anterior e novo recorde histórico para o período.
Para o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, os resultados mostram a força do porto, mas também exigem preparo para o crescimento. “Os números demonstram que o Porto de Santos segue como principal opção do mercado. E é para que continue sendo protagonista brasileiro que estamos implantando medidas de aumento da capacidade, como o leilão do terminal Tecon 10, o aprofundamento do canal de navegação e a construção do túnel Santos-Guarujá”, afirmou.
O total de cargas movimentadas em abril também cresceu, com 14,8 milhões de toneladas, aumento de 0,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. O complexo soja, que inclui grãos e farelo, se manteve como o principal destaque, com 5,9 milhões de toneladas embarcadas – alta de 1,3% em comparação a abril de 2024.
Enquanto isso, a celulose teve crescimento de 3,9%, totalizando 874 mil toneladas. Já no setor de combustíveis, o destaque ficou com óleo diesel e gasóleo, cuja movimentação saltou 49,4%, chegando a 196,7 mil toneladas.
Os desembarques no mês também cresceram. Foram 3,6 milhões de toneladas em abril, um aumento de 4,3% em relação aos 3,4 milhões registrados no mesmo mês do ano passado. No entanto, o volume total de cargas movimentadas pelo Porto de Santos entre janeiro e abril recuou 2,4%, totalizando 55,6 milhões de toneladas.
Esse desempenho foi impactado principalmente pela queda de 40,9% no embarque de açúcar, que passou de 7,2 milhões para 4,3 milhões de toneladas. A retração é explicada pelo desempenho excepcional de 2024, quando o açúcar teve alta de quase 80% frente a 2023. Apesar da queda no acumulado, o volume embarcado em abril de 2025 ainda é cerca de 25% superior ao de abril de 2023.
Os embarques em abril somaram 11,1 milhões de toneladas, com leve queda de 0,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, os embarques totalizam 40,9 milhões de toneladas, o que representa uma redução de 3,6%. Por outro lado, os desembarques cresceram 1,1% no primeiro quadrimestre, alcançando 14,8 milhões de toneladas.
A participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira também aumentou, passando de 29,1% em abril de 2024 para 29,6% no mesmo mês de 2025. A China segue como o principal parceiro comercial, com 28,7% das transações realizadas pelo porto, enquanto o Estado de São Paulo é a principal origem das operações, respondendo por 51,1% da movimentação.
O Porto de Itajaí, em Santa Catarina, também administrado pela Autoridade Portuária de Santos, teve desempenho positivo em abril, com movimentação superior a 1,1 milhão de toneladas de mercadorias. O número representa crescimento de 5,3% em relação ao mesmo mês do ano passado.