Mato Grosso do Sul tem se destacado no cultivo de amendoim, com um crescimento expressivo na área plantada, que deve alcançar 42,3 mil hectares na safra 2024/2025, quase o dobro da safra anterior, de 21,2 mil hectares. A produção estimada é de 95,7 mil toneladas, um aumento de 126,5% em relação às 42,5 mil toneladas da safra passada, consolidando o estado como o segundo maior produtor de amendoim em casca do Brasil, atrás apenas de São Paulo.
Esse avanço faz parte da política de diversificação agrícola do governo estadual. Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, destaca que o amendoim tem se consolidado como uma alternativa importante, principalmente nas áreas irrigadas e de sequeiro. "Talvez sejamos o estado com a maior taxa de crescimento na área plantada de amendoim do país", afirmou.
Além disso, o governo tem incentivado a industrialização da leguminosa, com a instalação de uma unidade de beneficiamento da cooperativa Casul em Bataguassu, que visa reduzir a dependência de amendoim de outros estados. "Com a chegada da Casul, criamos um encadeamento produtivo para fortalecer a cadeia do amendoim em Mato Grosso do Sul", disse Verruck.
No 2º Dia do Amendoim, realizado em Glória de Dourados, em janeiro, o secretário-executivo da Semadesc, Rogério Beretta, ressaltou os esforços para ampliar a cultura e destacou o potencial do amendoim para intensificar áreas de pastagem e para cultivo em solos arenosos, onde o risco com a soja é maior. O evento reuniu mais de mil participantes, incluindo agricultores, técnicos e especialistas, e promoveu inovações e práticas sustentáveis na expansão da cultura.