16/10/2024 às 10h21min - Atualizada em 16/10/2024 às 10h21min

​Exportações de café do Brasil batem recordes no início da safra

Demandas internacionais impulsionam vendas, principalmente do café robusta

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução
As exportações brasileiras de café acumuladas nos três primeiros meses da safra atual, que vai de julho a setembro de 2024, somaram 12,05 milhões de sacas, estabelecendo um recorde histórico para esse período, segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), que monitora a atividade desde 1990. Este desempenho excepcional é impulsionado pela forte demanda, especialmente pelo café robusta.
 
Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontam que a alta procura por café robusta é resultado de problemas enfrentados na produção do Vietnã, o maior produtor mundial deste tipo de café, além de dificuldades no envio de café para a Europa. Esse cenário criou uma oportunidade significativa para o Brasil, que tem se mostrado um fornecedor confiável.
 
Com o aumento da demanda, os preços do café no mercado doméstico também estão em ascensão. Até 14 de outubro, o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, acumula uma impressionante elevação de 50%.

Para o robusta, o avanço é ainda mais expressivo, alcançando 87,7%, conforme o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6, peneira 13 acima, a retirar no Espírito Santo. 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.