15/10/2024 às 11h48min - Atualizada em 15/10/2024 às 11h48min

​Acordo entre Austrália e Emirados pouco afeta exportações de carne bovina brasileira

Especialistas apontam que a competitividade do Brasil no mercado árabe se mantém firme

- Da Redação, com Notícias Agrícolas
Foto: Reprodução
Um acordo comercial entre Austrália e Emirados Árabes Unidos, que prevê a redução de tarifas para a exportação de carne bovina e outros produtos, deve entrar em vigor até o final do ano. Segundo a Reuters, o pacto pode resultar em uma economia de US$ 91 milhões para os australianos no primeiro ano, removendo tarifas de cerca de 99% dos produtos exportados para o país árabe.
 
Especialistas do setor, no entanto, afirmam que essa mudança terá pouco impacto na competitividade brasileira. Fernando Henrique Iglesias, da Safras & Mercado, destaca que o Brasil continua bem posicionado no mercado de proteínas animais, graças ao tamanho do seu rebanho e à capacidade de atender às exigências dos países árabes. O país conta com 230 milhões de cabeças de gado, enquanto a Austrália possui cerca de 27 milhões, o que influencia os preços e favorece o Brasil.
 
Geraldo Isoldi, analista de commodities, aponta que os Emirados representam apenas 6% das exportações brasileiras de carne bovina, e qualquer impacto deve ser limitado no curto prazo. Hyberville Neto, da HN Agro, ressalta que, embora a diminuição de tarifas beneficie os australianos, a carne brasileira ainda é mais competitiva, exceto em comparação com o Paraguai.
 
Além disso, negociações em curso entre o Mercosul e os Emirados Árabes para um acordo de livre comércio podem fortalecer ainda mais a posição do Brasil, segundo a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.