10/10/2024 às 11h56min - Atualizada em 10/10/2024 às 11h56min
CNA defende participação do agro nas metas climáticas da COP29
Entidade busca garantir financiamento e inclusão do setor nas ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Divulgação / Mapa A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) destaca a necessidade de incluir o setor agropecuário nas metas climáticas durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que ocorrerá em novembro, no Azerbaijão.
A entidade reforça que o governo federal não deve estabelecer novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) para a redução de gases de efeito estufa a partir de 2031 sem considerar as particularidades do agro.
O posicionamento é parte das propostas que a CNA levará à conferência, onde enfatiza o financiamento como um dos principais desafios para alcançar as metas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Para isso, a CNA sugere a diversificação das fontes de recursos e destaca que o Brasil precisa se preparar para garantir os meios de implementação de sua NDC na COP30, prevista para 2025.
Além disso, a CNA ressalta a importância da agropecuária brasileira na segurança alimentar e na mitigação dos impactos climáticos globais. Entre as prioridades apresentadas estão o avanço nas negociações sobre o mercado de carbono, a ampliação do financiamento para o setor e a promoção de ações cooperativas envolvendo os setores agrícola e energético.