04/10/2024 às 10h26min - Atualizada em 04/10/2024 às 10h26min

​Agronegócio registra recorde com 28,6 milhões de empregos no segundo trimestre de 2024

Valor representou um aumento de 2,3% em comparação ao mesmo período do ano passado

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução
O agronegócio brasileiro alcançou a marca de 28,6 milhões de empregos no segundo trimestre de 2024, representando um avanço de 2,3%, ou aproximadamente 643 mil novas vagas, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados, divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), marcam um novo recorde na série histórica iniciada em 2012 ​e mantém a participação do setor em 26,5% no total de ocupações do Brasil entre abril e junho de 2024.
 
O crescimento do número de empregos no agronegócio foi impulsionado principalmente pelos agrosserviços, que registraram um aumento de 8,3%, com cerca de 815 mil novas contratações, além das agroindústrias, que expandiram seu contingente em 4%, com aproximadamente 179 mil novas posições. Segundo os pesquisadores do Cepea e da CNA, essa expansão das atividades agroindustriais gera uma maior demanda por serviços, dada a complexidade de algumas operações, o que movimenta uma variedade de serviços adicionais.
 
O perfil dos trabalhadores no agronegócio também está em transformação. O aumento na ocupação é puxado tanto por empregados com carteira assinada quanto por trabalhadores sem carteira, com um destaque para aqueles com nível educacional mais elevado. Essa tendência tem se mantido desde o início da série histórica. Além disso, a participação feminina no setor também aumentou.
 
A série histórica revela uma mudança significativa no perfil de ocupação, com uma transição de trabalhadores autônomos e auxiliares familiares para empregados com e sem carteira assinada. Também é notável o aumento no nível médio de escolaridade, evidenciado pela maior participação de trabalhadores com ensino superior e médio, completo ou não. Essa evolução no agronegócio sinaliza um setor em crescimento e em constante adaptação às novas demandas do mercado.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.