A área plantada com soja no Brasil na safra 2024/25 deverá aumentar 1,66% em relação ao ciclo anterior, alcançando um patamar recorde de 46,45 milhões de hectares, segundo estimativa da consultoria Pátria AgroNegócios. O crescimento é impulsionado, sobretudo, pelas regiões Norte e Nordeste, enquanto áreas consolidadas no Sul e Sudeste do país deverão registrar aumentos tímidos ou até mesmo pequenas reduções.
A consultoria projeta que o Brasil poderá atingir uma produção recorde de 166,72 milhões de toneladas de soja, uma alta de 15,5% em comparação à safra anterior, que foi prejudicada por condições climáticas adversas. A produtividade também deverá se recuperar, com um aumento estimado de 13,6%, atingindo 3.590 quilos por hectare.
Entre os Estados com maior expansão de área, o Piauí se destaca com um crescimento de 7,2%, enquanto o Pará deve registrar alta de 5%. Essas regiões, localizadas na fronteira agrícola, estão sendo impactadas pelo desmatamento e pela conversão de áreas de pastagens degradadas em lavouras de soja.
Embora representem uma parcela menor da produção nacional, as regiões Norte e Nordeste têm registrado crescimento significativo, enquanto a maior parte da produção ainda se concentra no Centro-Oeste e Sul do Brasil.