07/08/2024 às 10h19min - Atualizada em 07/08/2024 às 10h19min

​Novo decreto moderniza inspeção na indústria de carnes

Abiec destaca avanço para o setor com a implementação de autocontrole e fiscalização baseada em risco

- Da Redação, com CarneTec
Foto: Reprodução
Na semana passada, o governo brasileiro publicou um decreto que estabelece novas diretrizes para os programas de autocontrole das empresas do setor de produtos de origem animal. A medida determina procedimentos de inspeção e fiscalização agropecuária baseados em risco, modernizando o processo de defesa agropecuária no Brasil.
 
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) elogiou o decreto, apontando-o como um marco na modernização do autocontrole agropecuário no país. Com a introdução de ferramentas de gestão por indicadores, os médicos-veterinários oficiais poderão concentrar seus esforços em áreas com maior risco para a saúde pública ou animal, elevando o setor brasileiro ao padrão dos países de Primeiro Mundo, segundo o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli.
 
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) também destacou a importância da nova regulamentação, que visa retirar o intervencionismo excessivo do poder público e permitir uma fiscalização mais “inteligente”. Com a aplicação do decreto, os recursos governamentais serão direcionados a situações de maior risco, garantindo mais segurança aos consumidores nacionais e internacionais.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.