22/10/2024 às 11h28min - Atualizada em 22/10/2024 às 11h28min
Marrocos aprova cota de importação de carnes brasileiras sem IVA
Medida visa ampliar acesso a produtos brasileiros e reduzir preços para consumidores locais
- Da Redação, com CarneTec
Foto: Reprodução O governo de Marrocos aprovou uma cota de 20 mil toneladas de carnes brasileiras, incluindo bovina, ovina, caprina e camelídea, isentas do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA), conforme informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A iniciativa busca facilitar o acesso dos produtos do Brasil ao mercado marroquino, além de equilibrar o abastecimento de alimentos e garantir preços mais acessíveis aos consumidores locais.
Além das carnes, o país africano também autorizou a importação de até 120 mil bovinos e 100 mil ovinos sem a taxação, mantendo, no entanto, o imposto parafiscal sobre essas transações.
As negociações entre Brasil e Marrocos avançaram em abril, durante uma missão diplomática brasileira no país, quando foram discutidas as tarifas de importação que chegam a 200% para carne bovina congelada e 100% para carne de frango in natura.
O secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Julio Ramos, destacou que essa medida reflete o fortalecimento das relações diplomáticas e comerciais entre os países. “Sob a liderança do ministro Carlos Fávaro, o Brasil tem buscado ampliar sua competitividade e garantir presença em mercados estratégicos como o de Marrocos”, afirmou Ramos.
Na semana passada, o Brasil também celebrou a abertura do mercado do Qatar para a exportação de carne de caprinos e ovinos, após a aprovação de Certificado Sanitário Internacional, ampliando ainda mais as oportunidades para o agronegócio brasileiro no exterior.