07/08/2024 às 10h14min - Atualizada em 07/08/2024 às 10h14min
China mantém embargo à carne de frango brasileira apesar de controle da Doença de Newcastle
Sem previsão para o fim do embargo, autoridades brasileiras seguem em negociações para retomada das exportações
- Da Redação, com Notícias Agrícolas
Foto: Reprodução A China ainda não retomou a compra de carne de frango do Brasil após a detecção de um surto da doença de Newcastle no mês passado, conforme informaram autoridades do Ministério da Agricultura nesta terça-feira (06). Apesar de o governo brasileiro ter anunciado o controle do surto, classificado como um caso isolado no Rio Grande do Sul, as negociações com Pequim seguem em andamento e sem previsão de quando as exportações poderão ser retomadas.
O Brasil, maior exportador mundial de carne de frango, depende fortemente do mercado chinês. Segundo Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, há a expectativa de que a China possa entrar em contato sobre o fim do embargo nos próximos dias, possivelmente na próxima semana.
Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária, destacou que o Brasil declarou o fim do "período de emergência sanitária" no Rio Grande do Sul nesta terça, o que pode favorecer a situação. Contudo, Goulart não se arrisca a prever quando Pequim, assim como México e Argentina, voltará a autorizar as importações de frango brasileiro.
Embora o Brasil tenha notificado a Organização Mundial de Saúde Animal sobre o controle do surto no final de julho e esteja a cerca de 90 dias de ser declarado livre da doença, as autoridades ressaltam que os países importadores não precisam aguardar esse prazo para retomar as compras.
A doença de Newcastle é uma infecção viral que afeta aves, podendo causar sérios problemas respiratórios e até a morte.