31/07/2024 às 08h55min - Atualizada em 31/07/2024 às 08h55min

​Preço do leite sobe, mas maior oferta limita valorização

Crescimento inesperado na produção e aumento das importações freiam alta no mercado

- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação / Gov.br
O preço do leite captado em junho subiu pelo oitavo mês consecutivo, mas o avanço foi modesto, com uma alta de apenas 1,3% em relação a maio. A "Média Brasil", calculada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), foi de R$ 2,7524/litro, um valor 3,25% superior ao de junho de 2023.

Apesar do aumento acumulado de 32,1% desde janeiro, a média do primeiro semestre ficou 14,3% abaixo do mesmo período do ano passado, considerando os valores ajustados pelo IPCA.
 
Esse menor ritmo de valorização é resultado de um aumento na oferta nacional de leite, superior ao esperado, mesmo diante de desafios climáticos como o atraso da safra no Sul e a seca no Sudeste e Centro-Oeste. Investimentos dos produtores na nutrição do rebanho, motivados por margens melhores, impulsionaram a produção, levando o Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea a crescer 4,14% em junho.
 
Além da produção interna, as importações de lácteos aumentaram 22% de maio para junho, somando cerca de 182 milhões de litros em equivalente leite. Mesmo com a expectativa de continuidade da alta nos preços até agosto, a tendência é que o terceiro trimestre de 2024 seja marcado por um recuo nas cotações do leite cru, pressionado pela oferta elevada e pelo aumento nas importações.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.