A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) protocolou na última semana um pedido para que o governo investigue a prática de dumping na importação de leite em pó da Argentina. Segundo a entidade, a medida tem como objetivo corrigir as distorções provocadas pela aplicação de subsídios diretos à produção de leite no país vizinho, que teriam criado uma concorrência desleal com os produtos brasileiros.
De acordo com Guilherme Dias, assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, a prática argentina prejudica a produção nacional ao reduzir as margens dos pecuaristas brasileiros e limitar o crescimento do setor. Em 2023, o volume de importações de lácteos atingiu um recorde de 2,18 bilhões de litros, com o leite em pó representando mais de 71% desse total, sendo que mais de 97% das importações vieram de países do Mercosul, principalmente da Argentina.
A CNA aguarda a abertura da investigação, que deve ocorrer em até 90 dias, e acredita que o processo seja conduzido em regime de urgência. Apesar do tempo estimado de até 18 meses para a conclusão, Dias está confiante na robustez do caso e na competência do Departamento de Defesa Comercial do MDIC para acelerar a tramitação da iniciativa.