30/08/2024 às 10h35min - Atualizada em 30/08/2024 às 10h35min

Queda no preço do leite em julho interrompe tendência de alta, mas preços ainda superam o ano anterior

Aumento na oferta nacional e recuperação da produção internacional influenciam o mercado de lácteos

- Da Redação, com Cepea
Foto: reprodução

O preço do leite captado em julho registrou uma queda real de 1,5% em relação a junho, interrompendo a tendência de alta observada desde novembro de 2023. A "Média Brasil" caiu para R$ 2,7225/litro, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP. Apesar dessa queda, o valor ainda é 7,9% superior ao de julho de 2023, considerando os ajustes pela inflação.

 

O declínio nos preços ao produtor pode ser atribuído ao aumento da oferta nacional, com o Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) subindo 4,6% em julho. Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina lideraram os aumentos na captação. Enquanto a produção de leite se recupera devido a investimentos em nutrição do rebanho, e a margem bruta do produtor apresentou crescimento, a disponibilidade interna de lácteos e o aumento das importações impactaram os preços.

O leite UHT, a muçarela e o leite em pó fracionado enfrentaram desvalorizações em julho, e espera-se que o terceiro trimestre continue a refletir essa tendência de queda nos preços do leite cru.

 

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.