Mais arrobas com confinamento "sequestro" de vacas e bezerros
João Menezes
17/07/2024 09h50 - Atualizado em 17/07/2024 às 09h50
Foto: reprodução
O período final da seca coincide com a época de nascimentos e a fase pré-monta onde as vacas precisam recuperar o escore corporal para a estação de monta seguinte, porém como falta chuva, esta á a fase mais crítica de oferta de forragem. Uma das estratégias para recuperar o escore das vacas, melhorar o desempenho da desmama e recuperar as pastagens no início das águas é o confinamento de vacas e bezerros, mais comumente chamada de sequestro.
Os melhores bezerros são os que nascem mais cedo, porém nessa época do ano, as pastagens estão secas e a oferta é baixa, prejudicando a recuperação das vacas para a estação de monta seguinte. Alguns produtores estão usando a estratégia de confinar as vacas e bezerros nesse período, além das desmamas, a fim de melhorar a oferta de alimento para essas categorias animais.
A retirada de vacas das pastagens, numa época que a oferta de forragem é pequena e o fornecimento de uma dieta balanceada, permite a recuperação do escore das vacas, maior produção de leite, desmame precoce dos bezerros caso seja uma opção viável, além de aliviar as pastagens.
As vacas não recebem dieta de engorda, mas de mantença ou pequenos ganhos, que têm menor custo e maior proporção de volumoso. Com isso conseguem recuperar o escore corporal pós-parto e ter a taxa de prenhez elevada na estação seguinte.
Os bezerros desmamados também podem ser confinados, com dietas de menor custo, pois o consumo de matéria seca é pequeno para essa categoria e com alimentação adequada, continuam com bons ganhos de peso e crescimento contínuo durante a seca. A dieta não é formulada para elevados ganhos, pois se terá ainda toda a época das chuvas para crescimento a custos menores até o confinamento e abate no ano seguinte (Figura 1). As fêmeas desmamadas que serão desafiadas (precocinhas) também têm com o confinamento oportunidade de atingirem o peso ideal para emprenharem novas (Figura 1).
As pastagens, no final da seca, normalmente estão debilitadas, com altura de corte abaixo do desejável, principalmente em propriedades de cria onde não é possível aliviar a taxa de lotação, diminuindo o número de animais. Com o confinamento de fêmeas e animais desmamados, se pode aliviar as pastagens no início das águas, proporcionando a recuperação da forragem e garantindo boa produtividade na estação de crescimento, diminuindo condições de degradação das pastagens e aumentando sua longevidade.
Figura 1 - Fluxograma do ciclo completo da produção de bovinos de corte
O confinamento de vacas de cria e desmamas têm que ser bem avaliado, pois o resultado financeiro não virá imediato e tão somente no ano seguinte quando as taxas de prenhez e de animais prontos forem confirmados. A boa alimentação dessas categorias, com dietas com pouco uso de concentrado, podem ser viáveis e melhorar a eficiência como um todo, portanto a produtividade elevada de volumosos se torna importante para disponibilizar alimento bom e barato para o confinamento.
Importante ressaltar que o sistema de confinamento de vacas de cria e bezerros desmamados acaba melhorando a taxa de lotação, a eficiência reprodutiva e a rentabilidade da propriedade.
O confinamento de vacas de cria e bezerros desmamados é uma estratégia que pode ser usada para recuperação de pastagens, elevar o escore de vacas de cria e melhorar a recria de bezerros (as).