24/05/2024 às 09h17min - Atualizada em 24/05/2024 às 09h17min
CMN destina R$6,9 bilhões em financiamentos do Funcafé para 2024
Recursos serão utilizados para custeio, comercialização, aquisição de café e recuperação de cafezais
- Da Redação, com Notícias Agrícolas
Foto: Reprodução O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira a utilização de R$6,9 bilhões do Orçamento da União para financiamentos ligados ao Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) no exercício de 2024, conforme informou o Ministério da Fazenda.
De acordo com a pasta, os recursos estarão voltados para o financiamento de custeio, comercialização, aquisição de café, contratos de opções, capital de giro e recuperação de cafezais danificados.
Além disso, o CMN definiu que o acesso direto aos recursos do Funcafé ocorrerá por meio de "agências de fomento, bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, bancos múltiplos, bancos cooperativos e cooperativas centrais de crédito".
Já as cooperativas de crédito singulares poderão acessar indiretamente os recursos do Funcafé, quando vinculadas a uma cooperativa central de crédito ou a um banco cooperativo. Elas também poderão acessar diretamente, no caso de não serem filiadas a uma cooperativa central de crédito ou a um banco cooperativo.
O Conselho Monetário Nacional é formado por representantes do Ministério da Fazenda, do Ministério do Planejamento e Orçamento e do Banco Central.