02/05/2024 às 09h09min - Atualizada em 02/05/2024 às 09h09min

​Preços do café registram alta em abril com forte demanda internacional e valorização do robusta

Indicadores CEPEA/ESALQ apontam saltos nas médias dos preços do arábica e do robusta

- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação / Gov.br
Os preços do café apresentaram um aumento expressivo durante o mês de abril, com as médias dos Indicadores CEPEA/ESALQ do arábica e do robusta registrando um incremento de aproximadamente 200 Reais por saca de 60 quilos em comparação com o mês anterior (março/24).

Para o robusta, esse avanço resultou em um novo recorde na série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), que teve início em 2001 para essa variedade. Já para o arábica, os preços atingiram o patamar mais elevado em termos reais desde setembro de 2022, considerando o deflacionamento pelo IGP-DI de março de 2024.
 
De acordo com os pesquisadores do Cepea, diversos fatores contribuíram para impulsionar os preços do arábica, incluindo a valorização do câmbio, preocupações em relação aos estoques globais do grão e, principalmente, as intensas valorizações do robusta. Este último tem sido influenciado por uma demanda internacional aquecida pela variedade brasileira desde o último trimestre de 2023.
 
Neste cenário favorável, os levantamentos realizados pelo Cepea indicam que os produtores estão mais estimulados e têm realizado um número maior de negociações, tanto no mercado spot quanto para entrega futura (mercado a termo). No mercado a termo, os negócios envolvem o café da safra 2024/25, além de volumes da temporada 2025/26.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.