17/04/2024 às 09h25min - Atualizada em 17/04/2024 às 09h25min

​Preços ao Produtor de Grupos Agropecuários sobem em março, indica IPPA/CEPEA

Avanço generalizado nos preços de alimentos contrasta com queda nos preços industriais, apontam pesquisadores

- Da Redação, com Cepea
Foto: Reprodução
O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) registrou, em março, um aumento de 1,2% em relação ao mês anterior, em termos nominais. De acordo com os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta quarta-feira (17), o resultado reflete o avanço de praticamente todos os grupos de alimentos monitorados: IPPA-Grãos (2,2%), IPPA-Pecuária (0,2%) e IPPA-Hortifrutícolas (4,5%), com exceção do IPPA-Cana-Café (-0,4%).

Ao mesmo tempo, o Índice de Preços ao Produtor Amplo - Grupo de Origem - Disponibilidade Interna (IPA-OG-DI) Produtos Industriais recuou 1% no mesmo período, indicando que, de fevereiro para março, os preços agropecuários subiram em relação aos preços industriais na economia brasileira.

No cenário internacional, as cotações dos alimentos, cujo índice é divulgado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), registraram alta de 1,1%, enquanto a taxa de câmbio oficial (US$/R$), divulgada pelo Banco Central (Bacen), se valorizou 0,4%.

Comparando-se o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2023, o IPPA/CEPEA registra uma forte queda de 15,4%, em contraste com a baixa observada para o IPA-OG-DI Preços Industriais, de 4,5%. Os valores internacionais dos alimentos caíram 9,7%, enquanto a taxa de câmbio nominal recuou 4,7%.

Esses resultados indicam uma certa paridade entre os preços agropecuários domésticos e os internacionais, conforme apontam os pesquisadores do Cepea, sugerindo uma dinâmica de ajuste e equilíbrio no mercado de alimentos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.