12/04/2024 às 09h15min - Atualizada em 12/04/2024 às 09h15min

​Produtores de soja do Mato Grosso estimam quebra na receita de quase 50%

Medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter a crise, afirma Aprosoja-MT

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução
A quebra na receita esperada na safra 2023/24 para honrar os compromissos chega a cerca de 50% em Mato Grosso, de acordo com estimativas de alguns produtores, por conta do impacto de adversidades climáticas que influenciaram os resultados observados nas lavouras.

Uma pesquisa 
recente realizada no estado revelou que 87,2% dos produtores de soja não conseguirão cobrir o custo total da safra 2023/24. O levantamento, conduzido pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), mostra a grave situação enfrentada pelo setor.

O produtor Vanderlei José Kochan, de Paranatinga, expressou sua frustração diante da expectativa de obter um resultado melhor do que no ciclo anterior, comprometendo sua rentabilidade e deixando-o sem perspectivas de honrar os compromissos. Ele destacou a dificuldade em cobrir despesas e a preocupação com a dívida de custeio, que alcança valores expressivos.

Segundo a Aprosoja-MT, as medidas de socorro anunciadas pelo governo federal no final de março não são suficientes para resolver o problema. O presidente da entidade, Lucas Costa Beber, ressaltou a gravidade da situação, enfatizando que muitos produtores enfrentam dificuldades significativas para cumprir os contratos de venda de soja e garantir o custo básico da lavoura.

A pesquisa realizada pelo Imea em parceria com a Aprosoja-MT revelou que apenas 13% dos produtores tiveram produtividade maior do que o custo de produção, evidenciando a gravidade da situação. Diante desse cenário desafiador, a associação defende a necessidade de uma intervenção efetiva do governo e das tradings para viabilizar uma renegociação mais digna para os produtores, visando mitigar os impactos da crise no setor agrícola.

Esses dados refletem a grave situação enfrentada pelos produtores de Mato Grosso, demandando ações efetivas para enfrentar a crise e garantir a sustentabilidade econômica do setor agrícola no estado. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.