Com o aquecimento do setor agrícola e o lançamento da plataforma digital de negócios Broto, uma iniciativa do Banco do Brasil e da BB Seguros, aliados à nova parceria com a administradora Novo Tempo, a Agritech registra aumento de 54% nas vendas de tratores no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. O balanço otimista da empresa reforça o posicionamento do agronegócio como um dos principais responsáveis pelo desempenho da economia brasileira.
“Apesar da pandemia da Covid-19, o setor buscou ultrapassar as dificuldades sem deixar de suprir as necessidades essenciais do brasileiro no mercado interno, além de seguir exportando comodities para muitos países”, avalia o Coordenador de Vendas/Marketing da Agritech, Cesar Roberto Guimarães de Oliveira.
De acordo com informações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), foram criadas 62.637 vagas de emprego, melhor desempenho do setor desde 2011, o que o posiciona como terceiro maior empregador do País, atrás apenas da construção civil e da indústria.
De forma crescente, o Sistema de Consórcios contribuiu direta e indiretamente para essa performance ao viabilizar a inclusão de máquinas e equipamentos como forma de ampliar a rentabilidade dos negócios.
Levantamento feito pela assessoria econômica da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, no período de fevereiro a novembro, perante as administradoras associadas que atuam no segmento de veículos pesados, no qual estão incluídas as máquinas e implementos agrícolas, revela um avanço no total de consorciados ativos em relação aos últimos cinco anos.
A Agritech também sente os reflexos. Em dois meses com a nova administradora, a empresa já registra um aumento acima de 100% nas vendas de cotas para o segmento. “Esse saldo positivo se deve ao mercado estar aquecido. Além disso, a administradora Novo Tempo mantém equipes de vendas nas concessionárias, o que faz com que a Agritech fique mais próxima do produtor rural”, avalia Oliveira.
A proximidade com o consumidor final, por meio da Plataforma Broto, também tem sido um fator atrativo para as expectativas no incremento nas vendas da Agritech. A previsão é que, até o final deste mês de julho, 80% das concessionárias já estejam cadastradas na plataforma para a comercialização das máquinas agrícolas.
O gerente geral comercial da administradora Novo Tempo, Antonio Carlos Teixeira explica que oferecer uma equipe de vendas nas concessionárias é um dos principais motivos de sucesso para a comercialização dos consórcios. “Realizamos treinamentos aos nossos vendedores, além de visitas no campo para atender ao agricultor. Essa visita é importante porque o profissional consegue entender as reais necessidades daquele produtor para vender o equipamento agrícola com a melhor solução”, analisa Teixeira.
O Plano Safra 2021/2022 do Governo Federal promete aquecer ainda mais o mercado do setor. Na agricultura familiar, nicho de atuação da Agritech, os programas de financiamento inseridos no plano governamental, Pronaf Mais Alimentos e o Moderfrota também são alavancas para o aumento nas vendas.