25/03/2024 às 09h12min - Atualizada em 25/03/2024 às 09h12min

​Lula e ministro Fávaro realizam reunião para dialogar com fruticultores

Encontro na Granja do Torto discute demandas e fomento para fruticultura brasileira

- Da Redação, com Mapa
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Na residência oficial da Granja do Torto, em Brasília, na noite da última quinta-feira (21), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, promoveram uma reunião com produtores da fruticultura para discutir o panorama e as ações de fomento para o setor. O encontro foi marcado por um diálogo aberto sobre as demandas do setor e estratégias para impulsionar o desenvolvimento da fruticultura no país.

O ministro Fávaro enfatizou a importância do encontro, destacando o compromisso do governo em estreitar laços com os diversos segmentos do agronegócio brasileiro. Segundo ele, o objetivo é ouvir as demandas setoriais e promover medidas que beneficiem os produtores. "Estamos trabalhando para ter uma relação mais próxima com as demandas do agro brasileiro", afirmou Fávaro, ressaltando a importância do trabalho conjunto entre governo e produtores para impulsionar o setor.

A reunião foi elogiada pelos representantes do setor de fruticultura, que destacaram a retomada do diálogo com o poder executivo. Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), ressaltou a receptividade do governo às demandas do setor. "Hoje foi um atestado de que o governo quer ouvir todos os setores do agro. Esse apoio que nós estamos recebendo é muito importante", afirmou Coelho.

O encontro também contou com a presença do diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto, que destacou a importância da interlocução entre os setores público e privado para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. "A reunião de hoje foi um passo muito importante em direção ao futuro que a gente quer sobre o posicionamento do agronegócio brasileiro no mercado internacional", destacou Netto.

Além das discussões sobre as demandas específicas do setor de fruticultura, o ministro Fávaro lembrou que esta não foi a primeira reunião setorizada do agronegócio com o Governo Federal. Ele pontuou encontros anteriores com outros segmentos, como o setor de óleos vegetais e de carnes, ressaltando a importância dessas reuniões para estabelecer parcerias e promover o crescimento do agronegócio brasileiro.

O setor de fruticultura tem sido uma parte significativa do agronegócio brasileiro, com exportações atingindo um patamar recorde em 2023. De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), as exportações de frutas alcançaram US$ 1,3 bilhões, destacando-se produtos como mangas, melões, uvas e limões. O setor também é um importante gerador de empregos, respondendo por 16% de toda a mão de obra do agronegócio nacional.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.