22/02/2024 às 09h40min - Atualizada em 22/02/2024 às 09h40min

​Desmatamento na Amazônia registra queda de 60% em janeiro

Roraima lidera entre os estados com maiores índices de desmatamento, apesar da redução geral na região

- Da Redação, com Agência Brasil
Foto: Reprodução
O desmatamento na floresta amazônica apresentou uma significativa redução de 60% em janeiro deste ano, de acordo com dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Esta marca representa o décimo mês consecutivo de queda na atividade de desmatamento na região.

No período analisado, a área desmatada totalizou 79 quilômetros quadrados (km²), em contraste com os 198 km² registrados no mesmo mês do ano anterior.

Apesar da redução, os números ainda são alarmantes, equivalendo a mais de 250 campos de futebol desmatados por dia. Este valor supera os registros de destruição observados em janeiro de 2016, 2017 e 2018.

Larissa Amorim, pesquisadora do Imazon, ressalta a importância de medidas mais robustas para conter o desmatamento, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa, o reforço da fiscalização ambiental e a criação de áreas protegidas de floresta. Tais medidas são cruciais para alcançar a meta de desmatamento zero até 2030, estabelecida pelo país.

O monitoramento também revela os estados que mais contribuíram para o desmatamento em janeiro, com Roraima liderando o ranking, responsável por 40% da área desmatada na Amazônia Legal. Apesar disso, o estado registrou uma redução em relação ao ano anterior.

Outros seis estados da Amazônia Legal também apresentaram queda na destruição da floresta, incluindo Mato Grosso, Pará, Rondônia, Amazonas e Maranhão.

Esses dados destacam a urgência de medidas eficazes para a preservação da Amazônia, uma vez que a redução do desmatamento é essencial para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade na região.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.