11/01/2024 às 09h22min - Atualizada em 11/01/2024 às 09h22min

Governo nacionaliza a produção de biocombustíveis com foco na agricultura familiar

A atualização do Selo Biocombustível Social tem como objetivo garantir que metade das compras seja proveniente da agricultura familiar

- Da Redação, com Canal Rural

O governo federal anunciou medidas para nacionalizar a produção de biocombustíveis no país, com ênfase na participação da agricultura familiar. As alterações propostas para o Selo Biocombustível Social incluem requisitos mais rigorosos para garantir a transparência e o fortalecimento da concessão e manutenção do selo pelos produtores de biocombustíveis.

Uma das mudanças mais impactantes é a exigência de que metade das compras de biocombustíveis tenha origem na agricultura familiar. Esse movimento visa aproveitar as vocações agrícolas locais, melhorando a renda e a qualidade de vida dos agricultores em regiões vulneráveis, como o Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais e áreas do semiárido.

O novo decreto presidencial, que será publicado após revisão final, busca não apenas fortalecer a produção nacional, mas também incentivar o desenvolvimento sustentável. O Ministério de Minas e Energia destaca que essas mudanças beneficiarão diretamente os agricultores familiares em regiões suscetíveis.

Dentre as medidas de estímulo à produção nacional, destaca-se a antecipação da mistura de biodiesel aos combustíveis fósseis para 14% a partir de abril, chegando a 15% entre 2025 e 2026. A expectativa é atingir 25% nos anos seguintes. Além disso, estão previstos incentivos fiscais para os produtores de biocombustíveis.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anuncia que o aumento para 14% na mistura resultará em um crescimento significativo no processamento de soja para a produção de biodiesel, refletindo positivamente na demanda por pequenos agricultores.

O governo projeta investimentos expressivos para o agronegócio e o setor de combustíveis brasileiro, totalizando R$ 1,6 bilhão em 2025. Dessa quantia, R$ 740 milhões serão destinados em 2024.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destaca o desafio de diversificar os produtos para a obtenção de biodiesel, explorando sementes de mamona, milho, soja, girassol, cana, babaçu e até mesmo a macaúba, palmeira abundante no Nordeste.

O governo pretende aumentar progressivamente as compras nas Regiões Norte, Nordeste e Semiárido, chegando a 20% do total. O programa, que atualmente atende 54 mil famílias por ano, planeja expandir para 70 mil famílias, principalmente nessas regiões.

O Selo Biocombustível Social representa uma aliança crucial entre agricultura familiar, cooperativas, empreendedores, economia solidária, governo e indústria nacional. Antônio Cardoso, presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares, destaca que o Selo é uma oportunidade de levar a agricultura familiar a regiões como o Nordeste, Norte e Semiárido, fortalecendo a indústria nacional e reduzindo a dependência de importações.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.