01/04/2024 às 09h15min - Atualizada em 01/04/2024 às 09h15min

​Cultivo de seringueira é alternativa sustentável para a conservação de água e solo

Pesquisas demonstram os benefícios ambientais da heveicultura e suas implicações na preservação do Meio Ambiente

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução
A seringueira, principal fonte de borracha natural do mundo, vem se destacando não apenas pela sua importância econômica, mas também pelos benefícios ambientais que proporciona. Estudos recentes têm revelado que o cultivo da seringueira é uma alternativa sustentável para a preservação da água e do solo, apresentando vantagens em comparação a outras culturas.

De acordo com o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Antônio de Pádua Alvarenga, a heveicultura tem sido fundamental na conservação do solo e da água, atuando de forma semelhante a uma mata nativa. Os resultados de pesquisas realizadas no Campo Experimental Vale Piranga da Epamig revelaram um padrão de distribuição de água da chuva no seringal, comparável ao de uma floresta em regeneração avançada.

Alvarenga explica que a cobertura florestal proporciona um sistema de amortecimento que influencia na dinâmica do escoamento superficial e no processo de infiltração da água no solo. O estudo comparativo entre uma floresta e um seringal indicou que o equilíbrio do balanço hídrico no seringal resultou em maior armazenamento de água e drenagem profunda, favorecendo a conservação do solo e a recarga dos lençóis freáticos.

Um dos aspectos que diferenciam o padrão de distribuição da água da chuva na mata e nas seringueiras é o escoamento da água pelo tronco, que é maior no plantio de seringueiras. Isso se deve à arquitetura dos galhos e ao espaçamento entre as copas das árvores, que direcionam a água para o tronco, contribuindo para o abastecimento do solo durante períodos secos.

No entanto, o pesquisador destaca a importância do planejamento na implantação de um seringal. Desde a escolha das mudas até o manejo do solo, diversos aspectos devem ser considerados para garantir o sucesso da atividade. A escolha de mudas de qualidade, adaptadas à região, e a adoção de técnicas de conservação do solo e da água são fundamentais para maximizar os benefícios ambientais do cultivo de seringueiras.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.