15/02/2024 às 09h21min - Atualizada em 15/02/2024 às 09h21min

Amazônia corre risco de entrar em colapso em 2050, diz artigo

Pesquisa brasileira destaca urgência no combate ao desmatamento para preservação da floresta

- Da Redação, com Agência Brasil
Foto: Divulgação / Polícia Federal
Um artigo científico liderado por pesquisadores brasileiros e publicado na revista Nature adverte que a Amazônia corre o risco de entrar em colapso até 2050 caso medidas urgentes não sejam adotadas para conter o desmatamento na região.

Segundo a cientista Marina Hirota, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e uma das coordenadoras do estudo, há aproximadamente 50% de chances de ocorrer uma redução substancial na cobertura florestal, o que teria impactos significativos na disponibilidade de água e na capacidade de reciclagem de carbono da floresta.

O artigo, que reúne 24 pesquisadores de todo o mundo, sendo 14 deles brasileiros, destaca a necessidade urgente de combater o desmatamento como uma das principais medidas para afastar a ameaça de colapso parcial da floresta. Além disso, ressalta a importância da restauração ecológica e da adoção de estratégias de mitigação das mudanças climáticas, que exigem uma governança global.

Marina destaca também que a Amazônia enfrenta um aumento das temperaturas, secas extremas e incêndios florestais, o que agrava ainda mais a situação. O artigo aponta limites críticos que, se ultrapassados, podem levar ao colapso total ou parcial da floresta, incluindo o aumento da temperatura global, volume de chuvas abaixo de 1,8 mil milímetros, duração da estação seca superior a cinco meses e desmatamento superior a 10% da cobertura original da floresta.

Segundo Bernardo Flores, coordenador da pesquisa da UFSC, os limiares críticos estão sendo aproximados em um ritmo preocupante, alertando para a possibilidade de um colapso antes do esperado se medidas concretas não forem tomadas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.