A produção de petróleo nacional no mês de julho ficou em 3,04 milhões de barris por dia (barris/dia), queda de 1% em relação a igual mês no ano passado, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
No mês, a produção de gás natural no Brasil chegou a 139,13 milhões de metros cúbicos por dia (m3/dia), crescimento de 6,7% em relação a julho de 2020. Com isso, a produção total de petróleo e gás no Brasil em julho foi de 3,9 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/dia), alta de 0,6% na comparação anual.
Em relação a junho deste ano, a produção de petróleo cresceu 4,85%, enquanto a extração de gás natural registrou alta de 2,48%. Na comparação mensal, a produção total de petróleo e gás no Brasil cresceu 4,5% em julho.
Segundo a ANP, os campos da cessão onerosa tiveram recorde de produção no mês, com a produção de 921,74 mil boe/dia. Esses campos também tiveram a maior participação já registrada na produção nacional, representando 23,51% do total do país.
Os campos do contrato de cessão onerosa que produzem atualmente são Búzios, Atapu e Sul de Tupi. Em julho, Búzios foi o maior produtor do país, com 710,8 mil boe/dia.
A cessão onerosa é um regime de contratação direta de áreas para a Petrobras, no pré-sal da Bacia de Santos.
(Fonte: Valor Econômico)