28/11/2023 às 09h11min - Atualizada em 28/11/2023 às 09h11min

​Rabobank projeta crescimento na oferta global de carne de frango em 2024

Relatório aponta estimativas de aumento na produção brasileira e nas exportações, impulsionadas por fatores favoráveis ao setor avícola

- Da Redação, com Rabobank
Foto: Divulgação
Segundo relatório divulgado este mês pelo Rabobank, a oferta global de carne de frango deve manter a trajetória de crescimento ao longo de 2024. Esta tendência, que já influenciou a redução dos preços de exportações do produto ao longo de 2023, projeta um cenário de expansão significativa para os principais produtores.

O banco estima um crescimento de 2,5% na produção de carne de frango no Brasil, 1,7% nos Estados Unidos, 1,3% na China e 1,8% na União Europeia para o próximo ano. O relatório destacou que fatores essenciais dos custos de produção, como ração, mão de obra, energia elétrica e fretes marítimos e rodoviários, devem continuar amenizando os impactos no setor produtivo, beneficiando as margens de produção.

Diante desse panorama, é previsto que o Brasil aumente suas exportações de carne de frango em 3,5% em 2024, mantendo sua competitividade no mercado internacional. Os acordos de regionalização estabelecidos com os principais importadores da carne de frango brasileira são vistos como uma estratégia que reduziria os riscos de sobreoferta no mercado doméstico em caso de focos de gripe aviária em granjas comerciais.

Apesar da perspectiva de alta competitividade no mercado de proteína bovina, o Rabobank aponta que os preços médios mais baixos no primeiro semestre do próximo ano podem favorecer o consumo tanto de carne bovina quanto de carne de frango. Os custos de produção de frangos devem permanecer em patamares semelhantes aos observados no segundo semestre de 2023, o que favorece as margens de produção neste setor.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.