03/11/2023 às 08h50min - Atualizada em 03/11/2023 às 08h50min

Preços do boi gordo sinalizam recuperação em outubro

Exportações e ajustes de oferta contribuem para aumento, apesar da menor liquidez no mercado nacional

- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação
No mês de outubro, o mercado do boi gordo para abate no Brasil registrou preços operando em níveis mais elevados em comparação ao mês anterior. Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontam que essa recuperação foi impulsionada por diversos fatores, incluindo o ajuste na oferta ao longo da cadeia e o desempenho favorável das exportações de carne bovina.

No entanto, apesar da melhora nos preços, o ritmo de negócios no mercado spot nacional diminuiu em outubro, um período tradicionalmente marcado por maior liquidez. Esse cenário se deve, em parte, às vendas domésticas de carne que ainda se encontram em níveis acomodados. Além disso, algumas indústrias optaram por prolongar suas escalas de abate, o que também contribuiu para a redução da atividade comercial.

Os pesquisadores do Cepea destacam que o avanço dos preços do boi gordo em outubro marca uma recuperação notável, especialmente considerando que, ao longo do segundo semestre, esses preços vinham apresentando quedas mensais consecutivas. A sustentação do mercado foi influenciada pelo bom desempenho das exportações de carne bovina, que encontraram demanda favorável no cenário internacional.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.