17/10/2023 às 07h53min - Atualizada em 17/10/2023 às 07h53min
Pecuária de Mato Grosso alimenta 20 milhões de pessoas no mundo anualmente
Estado possui o maior rebanho de bovinos no Brasil e lidera em volume exportado da proteína
- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Unsplash De acordo com dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a pecuária de Mato Grosso é responsável pela alimentação de 20 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo. Detentor do maior rebanho do Brasil com 34,4 milhões de cabeças de gado, o estado se destaca como o principal exportador de carne bovina do país.
No primeiro semestre de 2023, Mato Grosso quebrou recordes ao enviar 275,73 mil toneladas em equivalente de carcaça (TEC) de carne bovina para o exterior, representando um aumento de 2,25% em relação ao mesmo período de 2022. A China desempenha um papel significativo nesse cenário, sendo responsável por 56,90% do total exportado. Nos últimos 10 anos, as exportações de carne bovina de Mato Grosso aumentaram em média 220%. As estimativas apontam para um crescimento contínuo de 11% ao ano, com previsão de atingir US$ 3,7 bilhões em breve. Segundo o Coordenador do DataHub MT, Vinicius Hideki Kitagaki, existe uma perspectiva de crescimento do rebanho bovino mato-grossense de 2% ao ano, com a estimativa de atingir 36 milhões de cabeças de gado até 2026. A carne de Mato Grosso, com certificação, faz parte da economia verde e contribui para o desenvolvimento sustentável da região.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destaca que o setor de carne bovina é economicamente atrativo, gerando empregos, renda e melhorias significativas para a sociedade mato-grossense e brasileira como um todo.