20/09/2023 às 08h44min - Atualizada em 20/09/2023 às 08h44min

Cepea: Índice de Preços ao Produtor sofre baixa de 1,4% em agosto

Alta nas cotações internas contrasta com desafios nas exportações de carne bovina

- Da Redação, com Cepea
Foto: Freepik
Em agosto deste ano, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/Cepea) trouxe surpresas e desafios para o cenário econômico brasileiro. Os números revelam variações notáveis que merecem atenção, com quedas e avanços em diferentes setores, além de influências internacionais que impactam diretamente na dinâmica dos preços.

No âmbito nacional, o IPPA/Cepea registrou uma queda de 1,4% em agosto com relação ao mês anterior, em termos nominais. Essa retração pode ser atribuída principalmente às expressivas quedas do IPPA-Pecuária, com uma diminuição de 7,5%, e do IPPA-Cana-Café, que teve uma queda de 0,1%. No entanto, nem todos os setores sofreram perdas; o IPPA-Hortifrutícolas e o IPPA-Grãos apresentaram avanços de 16,9% e 1%, respectivamente, no mesmo período.

As oscilações nos preços agropecuários ganham relevância quando comparadas aos preços industriais, representados pelo IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV. Nessa análise, o IPA-OG-DI registrou um ligeiro aumento de 0,3%, indicando que, de julho para agosto, os preços agropecuários apresentaram queda em relação aos preços industriais no Brasil.

Além das influências domésticas, as variações nos preços internacionais dos alimentos desempenham um papel crucial no IPPA/Cepea. A FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) divulgou uma queda de 2,1% nos preços internacionais dos alimentos, o que impacta diretamente na competitividade do setor agropecuário brasileiro. Por outro lado, a taxa de câmbio oficial (US$/R$), divulgada pelo Bacen (Banco Central do Brasil), apresentou um aumento de 2,1%, trazendo desafios adicionais para a economia brasileira.

O acumulado de janeiro a agosto revela um cenário preocupante para o IPPA/Cepea, com uma queda de 15,4% em relação ao mesmo período de 2022. Essa queda é consideravelmente superior à observada para o IPA-OG-DI Preços Industriais, que registrou uma diminuição de apenas 4,8%. Essa discrepância ressalta os desafios enfrentados pelos produtores agropecuários no país.

De maneira global, a análise comparativa mostra que os preços internacionais dos alimentos também acumularam uma queda importante de 15,1%, enquanto a taxa de câmbio nominal está 2,1% abaixo do patamar observado no mesmo período de 2022. Esses números refletem as complexas interações entre os mercados nacionais e internacionais que moldam o cenário econômico brasileiro.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.