Em outubro de 2024, o esmagamento de soja em Mato Grosso totalizou 1,03 milhão de toneladas, marcando um aumento de 3,48% em relação ao mesmo mês de 2023 e 18,18% acima da média dos últimos três anos. Esse resultado também reflete um crescimento acumulado de 6,18% no período de janeiro a outubro de 2024, comparado ao ano passado, totalizando 10,48 milhões de toneladas.
Esse avanço no esmagamento é impulsionado pela maior capacidade de processamento das indústrias do estado e pela alta demanda por óleo e farelo de soja, produtos com crescente procura no mercado. Em 2024, apenas nos meses de janeiro e setembro o volume esmagado em Mato Grosso não ultrapassou a marca de 1 milhão de toneladas, o que evidencia o ritmo forte da indústria.
Apesar do aumento no volume processado, a margem bruta das indústrias caiu em outubro. O valor médio foi de R$ 396,79 por tonelada, o que representa uma redução de 14,77% em comparação a setembro, devido à valorização do preço da soja e ao aumento dos custos dos coprodutos.
As informações são do Boletim Semanal do Imea – Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola.