18/09/2023 às 09h16min - Atualizada em 18/09/2023 às 09h16min

​Número de focos de gripe aviária no Brasil chega a 102, mas sem casos em aves comerciais

Todos as ocorrências confirmados afetam aves silvestres e domésticas de subsistência

- Da Redação, com CarneTec
Foto: Freepik
O Brasil registrou um total de 102 casos confirmados de influenza aviária de alta patogenicidade até a noite de domingo (17). No entanto, é importante destacar que nenhum desses casos ocorreu em aves do setor comercial, conforme informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Durante o período de 13 a 15 de setembro, sete novos casos foram confirmados em aves silvestres, sendo seis deles na região litorânea de São Paulo, incluindo Santos, Guarujá, Itanhaém, Praia Grande e Bertioga, e um caso no Rio de Janeiro, em São João da Barra.

Até o momento, dos 102 casos confirmados, 100 afetaram aves silvestres, enquanto os dois restantes envolveram aves domésticas de subsistência. Além disso, nove investigações de casos suspeitos da doença ainda estão em curso.

Desde o primeiro caso confirmado em 15 de maio, foram realizadas 1.861 investigações de casos suspeitos da Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves em todo o país, incluindo 480 com coleta de amostras.

O estado do Espírito Santo lidera em número de casos, com 28 registros em aves silvestres e um em aves de subsistência. Em seguida, aparecem São Paulo, com 27 casos em aves silvestres, Rio de Janeiro, com 18 casos em aves silvestres, seguido por Paraná, com 12 casos, Santa Catarina, com 10 casos em aves silvestres e um em aves de subsistência, Bahia, com 4 casos, e Rio Grande do Sul, com 1 caso registrado.

É importante ressaltar que o Brasil ainda é considerado livre de influenza aviária de alta patogenicidade de acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), uma vez que não houve confirmação da doença em aves do setor produtivo.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.