26/03/2024 às 09h32min - Atualizada em 26/03/2024 às 09h32min

Mapa reconhece 16 estados e DF como livres de febre aftosa sem vacinação

Ministério da Agricultura e Pecuária avança pela erradicação da doença no país

- Da Redação, com CarneTec
Foto: Reprodução Ministério da Agricultura
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deu um passo importante na erradicação da febre aftosa no Brasil ao reconhecer 16 estados e o Distrito Federal como livres da doença sem a necessidade de vacinação, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira (25).

Os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins, juntamente com o Distrito Federal, foram oficialmente reconhecidos como áreas livre de aftosa sem vacinação em todo o território nacional.

Com essa decisão, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa nesses estados ficam proibidos, exceto em casos autorizados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) em circunstâncias específicas. Além disso, a portaria estabelece regras para o ingresso e a incorporação de animais vacinados contra a doença nessas regiões.

O reconhecimento do Mapa é um passo importante para que esses 16 estados e o Distrito Federal possam obter o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como áreas livres de febre aftosa sem vacinação, juntando-se aos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e de Mato Grosso, que já desfrutam desse status.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.