30/11/2023 às 08h46min - Atualizada em 30/11/2023 às 08h46min
RS pede à China reconhecimento de status de zona livre de aftosa sem vacinação
Vice-governador Gabriel Souza se reuniu com secretário-geral do Ministério da Agricultura chinês
- Da Redação, com CarneTec
Foto: Divulgação Site / Ministério da Agricultura O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, pediu ao governo chinês que reconheça o status do estado de zona livre de febre aftosa sem vacinação nesta quarta-feira (29). O pedido ocorreu durante encontro com o secretário-geral do Ministério da Agricultura chinês, Sui Pengfei, em Pequim, capital do país asiático, no terceiro dia da missão do governo gaúcho à China.
“Tal medida resultará na possibilidade de ampliarmos o número de frigoríficos gaúchos habilitados e comercializarmos carne com osso e miúdos para o país”, disse Gabriel Souza em nota divulgada pelo governo estadual. Segundo os representantes do estado, Pengfei informou que será organizado um grupo de trabalho específico para discutir o tema.
Durante o encontro, o governo gaúcho apresentou o potencial de produção do estado e condições sanitárias que permitem o fornecimento de proteínas de qualidade à China, incluindo o status de livre de peste suína clássica desde 2016 e livre de febre aftosa sem vacinação desde 2021.
O governo gaúcho também disse ao ministro chinês que está pronto para receber comitiva para uma missão de reconhecimento e internalização do status de livre de aftosa sem vacinação.
A China é o principal mercado consumidor de carne bovina do mundo. O reconhecimento do status de livre de aftosa sem vacinação pelo governo chinês permitiria ao Rio Grande do Sul ampliar as exportações de carne bovina para o país asiático, o que geraria mais empregos e renda para o estado.