08/03/2024 às 09h07min - Atualizada em 08/03/2024 às 09h07min

Amazonas e Piauí suspendem vacinação contra febre aftosa em avanço do Plano Nacional

Meta do governo é tornar o país livre da doença até 2026

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Divulgação / Ministério da Agricultura
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a suspensão da vacinação contra a febre aftosa em mais dois estados brasileiros, Amazonas e Piauí, após a última etapa que acontecerá em abril. Essa decisão marca um importante avanço no Plano Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), cuja meta é tornar o Brasil totalmente livre da doença até 2026.

Juntamente com Amazonas e Piauí, outros estados como Amapá, Bahia, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e Sergipe também realizarão sua última campanha de vacinação nessa etapa. Essa medida foi comunicada à Equipe Gestora Nacional do PE-PNEFA pelo diretor de Saúde Animal, Eduardo de Azevedo, após uma minuciosa avaliação dos critérios estabelecidos para a suspensão da vacinação nesses estados.

A expectativa é que, até o final deste mês, o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, encaminhe ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, um ato normativo reconhecendo nacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação os estados que adotaram essa medida. Isso inclui um amplo espectro territorial, abrangendo desde o Amapá até São Paulo, além do Distrito Federal.

Entretanto, a suspensão da vacinação acarretará em restrições na movimentação de animais e produtos nesses estados. O próximo passo será buscar o reconhecimento internacional do status de livre de febre aftosa sem vacinação, um importante selo de qualidade para os produtos agropecuários brasileiros.

Enquanto isso, estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas manterão as etapas de vacinação em maio e novembro, conforme o calendário estabelecido. Essa medida visa garantir a segurança sanitária do rebanho nacional e o fortalecimento do agronegócio brasileiro, um setor fundamental para a economia do país.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.