31/07/2023 às 09h38min - Atualizada em 31/07/2023 às 09h38min

Cotações de ovos registram quedas expressivas em julho, mandioca apresenta desafios

Diminuição da demanda e menor disponibilidade, afetam os preços dos ovos; mandioca enfrenta retração nas negociações

- Da Redação, com Cepea
(Foto;divulgação)

No cenário brasileiro, as cotações dos ovos brancos e vermelhos, tiveram expressivas quedas nos últimos dias do mês de julho, abrangendo todas as praças acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com colaboradores do setor, a aproximação do fim do mês, resultou em um enfraquecimento do poder de compra da população, o que contribuiu para uma redução ainda maior na procura por ovos. Nem mesmo os descontos oferecidos em algumas regiões, foram suficientes para sustentar a liquidez da proteína.

A expectativa de alguns colaboradores é de que a demanda por ovos, possa voltar a crescer nas próximas semanas. Porém, a retomada dos preços aos patamares registrados nos últimos meses, não é prevista. A desaceleração nas cotações se deve, em parte, ao comportamento do mercado e à menor procura por ovos devido à situação econômica.

Já no mercado de mandioca, uma parcela dos agentes está retraída das negociações, devido à menor disponibilidade da raiz. Nessa conjuntura, muitas empresas se viram obrigadas a buscar abastecimento em regiões mais distantes na semana anterior, para conseguir manter o volume de esmagamento. Por outro lado, alguns produtores ainda se mostram interessados na comercialização de raízes mais novas.

Quanto aos preços da mandioca, a média semanal a prazo da tonelada posta em fecularias, teve uma leve queda de 0,5%, chegando a R$ 710,28 (equivalente a R$ 1,2353 por grama de amido). No entanto, considerando o mês de julho como um todo, os preços apresentaram uma média nominal que subiu 1,9%.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.