22/02/2023 às 09h36min - Atualizada em 22/02/2023 às 10h14min

Mapa investiga se animal que morreu no Pará tinha o Mal da Vaca Louca

O Ministério da Agricultura está investigando uma suspeita de Encefalopatia Espongiforme Bovina, popularmente conhecida como "vaca louca", no Brasil.

O animal era idoso e morreu em um pasto no Pará. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que todas as medidas estão sendo tomadas e que o material está sendo analisado em laboratório para confirmação ou não do caso.

A morte em pasto aumenta as chances de que o suposto caso seja atípico, ou seja, tenha ocorrido espontaneamente na natureza, o que reduz as chances de imposições de barreiras comerciais.

O mal da vaca louca é uma doença degenerativa que consome o cérebro do animal, tornando-o comparável a uma esponja. Além de bois e vacas, a doença acomete búfalos, ovelhas e cabras.

A ingestão de carne e subprodutos dos animais contaminados por seres humanos pode provocar a encefalopatia espongiforme transmissível. O Brasil não registrou casos clássicos de vaca louca.

Caso não deve provocar embargos dos importadores

O mercado de carne bovina ficou tenso com a notícia, mas analistas acreditam que o Brasil dificilmente enfrentará um embargo, já que a vaca foi considerada muito velha para exportação e a China, que é um mercado importante, não deve parar de importar carne bovina do Brasil.

O mercado chinês é importante para o Brasil por conta da forte demanda por carne bovina e suas compras ajudam a estabilizar os preços internacionais. Enquanto o mercado da carne bovina paulista se manteve estável nos dias seguintes à notícia, na semana anterior havia subido R$ 7 em cinco dias, com o preço do boi "China", destinado à exportação, chegando a R$ 300.

Da Redação, com Agência Brasil e Notícias Agrícolas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.