Na coluna Gestão Robusta desta semana, André Luiz Casagrande entrevista a médica veterinária e coordenadora do Concept Plus Corte da Alta, Isabella Marconato.
Casagrande diz que existem várias técnicas que ajudam a melhorar a produção de bovinos e a organização nas fazendas, fazendo com os produtores possam alcançar melhores resultados.
“A utilização da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), por exemplo, permite emprenhar maior número de matrizes no início da estação de monta e, principalmente, tornar gestantes as fêmeas que ainda estariam em anestro pós-parto, ou seja, as que não estariam ciclando naturalmente e não teriam possibilidade de emprenhar na monta natural, aumentando a produtividade”, detalha Isabella Marconato.
O especialista conclui destacando a fala de Isabella “A IATF é uma ferramenta que auxilia nesse cenário, no entanto, mesmo após o primeiro protocolo, a taxa de ciclicidade média das primíparas no Brasil é muito baixa, fazendo com que essa categoria de fêmeas seja a mais beneficiada com os protocolos de ressincronização”.
Ficou interessado e quer saber mais? Clique aqui e tenha acesso à coluna completa. Boa leitura.