Na coluna Gestão Robusta dessa semana, André Luiz Casagrande entrevista Bruno Giacomo, engenheiro agrônomo e gerente comercial de grãos da Kemin, sobre a importância dos insumos da alimentação animal.
Casagrande comenta que a tecnologia é uma grande aliada da pecuária em diversas áreas, como na reprodução, sanidade, bem-estar, manejo e nutrição.
O colunista diz que a alta umidade pode causar o surgimento de fungos nos grãos, lavouras ou estoques, assim como nos alimentos industrializados e nos ingredientes usados na ração animal.
“Matérias-primas com melhor qualidade microbiológica reduzem as interferências negativas na alimentação animal. Nesse sentido, um bom exemplo é o milho sem a presença de toxinas fúngicas”, afirma o engenheiro agrônomo. “Tratamentos preventivos e curativos reduzem contaminações por bactérias e fungos que prejudicam a qualidade dos insumos e afetam a nutrição animal, comprometendo a cadeia de produção de proteína”, comenta Giacomo
O colunista conclui dizendo que existe um gerenciamento específico para alcançar cada um dos benefícios dessas tecnologias que melhoram a qualidade microbiológica dos grãos e farelos usados para alimentar o gado.
Ficou interessado e quer saber mais? Clique aqui e tenha acesso à coluna completa. Boa leitura