19/01/2023 às 10h08min - Atualizada em 19/01/2023 às 10h08min

Produção de carne suína deve ter leve alta em 2023; a previsão de crescimento é de 1%

produção brasileira de carne suína deve ter uma leve variação de crescimento positivo em 2023 segundo o analista de Proteína Animal do Rabobank Brasil, Wagner Yanaguizawa, no podcast Foco no Agronegócio, divulgado pelo banco na semana passada. Ele estima uma alta de 1% em relação a 2022.

“A gente está vendo uma retomada nas importações da China no final de 2022. Esse cenário, na nossa visão, deve manter-se neste ano”, disse o analista.

Os produtores rurais que enfrentaram custos de produção elevados com os insumos no setor, chegando a patamares recordes em 2022, vão continuar a ter o mesmo problema em 2023. No entanto, Yanaguizawa prevê um cenário com patamares menores.

Em relação às exportações de carne suína, a previsão é de crescimento de 2% em volume, mais uma vez, impulsionadas pela demanda chinesa.

“A gente acredita que, neste momento, a China deve continuar trazendo oportunidades, principalmente para o Brasil em termos de exportação, mas levantando sinais de alerta em relação à essa tendência de queda na demanda nos próximos anos”, disse Yanaguizawa, referindo-se aos investimentos chineses para elevar a produção local de carne suína.


O consumo no mercado doméstico, que alcançou 18 quilos por pessoa em 2022, pode cair. A demanda por carne suína pode reduzir o ritmo de crescimento em 2023. O motivo é a maior competitividade da carne bovina esperada para o ano.


Da Redação, com CarneTec

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.