Na coluna Gestão Robusta dessa semana, André Luiz Casagrande entrevista o médico veterinário gerente de serviços para bovinos da Ceva Saúde Animal, Marcos Malacco.
Casagrande comenta que o bem-estar animal é importante para que o animal possa ter as suas necessidades nutricionais supridas e para atingir um bom potencial genético.
“A produtividade pecuária sustentável é embasada na genética do rebanho, na reprodução, na nutrição, na saúde, no manejo e no gerenciamento da atividade e cada um desses pilares deve receber a atenção devida”, explica. “De maneira geral, a genética e a reprodução são fatores multiplicadores, enquanto os demais são garantidores da produção pecuária sustentável”, comenta Mallacco
O colunista fala que, em decorrência das preocupações com a saúde dos animais e o incremento de produtividade de forma sustentável, Malacco considera que o aumento da eficiência produtiva do rebanho tem sido um dos motivos pelos quais os pecuaristas têm aderido às práticas de reprodução assistida do gado, principalmente à inseminação artificial em tempo fixo (IATF).
Ficou interessado e quer saber mais? Clique aqui e tenha acesso à coluna completa. Boa leitura.