Autoridade sanitária do Peru autorizou na última semana de 2022, a compra de carne suína de um frigorífico brasileiro ao país andino. É o último ato que faltava desde de 2021, quando o país emitiu o Certificado Sanitário Internacional (CSI) para o início das vendas de carne suína àquele país.
A habilitação para as exportações ao país sul-americano é efetivada após a conclusão do processo de habilitação individual dos estabelecimentos – no caso da unidade produtora habilitada, localizada no Acre (estado limítrofe com o Peru), foi concluído após longa negociação entre os dois países.
“Este é um importante passo para a internacionalização da região no fornecimento de produtos suinícolas, graças ao forte empenho do Ministério da Agricultura, em especial de sua adidância, e da Embaixada Brasileira em Lima. É esperado que o fluxo de comércio se inicie já neste primeiro semestre de 2023, o Brasil deverá atuar de maneira complementar e respeitando a produção local”, avalia o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.
Da Redação, com ABPA