O consumo per capita de carne bovina deve terminar o ano com leve recuo na comparação com 2021, revela pesquisa do Rabobank. Mesmo não tendo citado o quanto o consumo deve diminuir, o analista de proteína animal do Rabobank Brasil, Wagner Yanaguizawa, revelou que a queda deve dar porque boa parte da população diminuiu o consumo da proteína ao baixo poder de compra.
“Com os dados parciais deste ano, a gente acredita que deve ver, em um cenário mais otimista possível, uma possível estabilidade, mas certamente deve ter um ligeiro recuo, mais um ano de recuo no consumo per capta em relação ao ano passado (anterior)”, alertou.
O analista pontua em 2023 deve haver uma melhora de 1,5% no consumo doméstico. “A gente vai ter um cenário em que o incremento de oferta deve trazer patamares de preços menores que neste ano e a competitividade com relação à carne de frango e à suína deve melhorar”, disse Yanaguizawa. Para o analista, os programas sociais de renda como o Auxílio Brasil e o Bolsa Família terão importante influência para os volumes de consumo de carne bovina brasileira no ano que vem.
Da Redação, com CarneTec