Na coluna +Arrobas da semana, o Engenheiro Agrônomo, João Menezes, fala sobre a competição por espaço da pecuária com o cultivo de outras commodities na propriedade.
João diz que a pecuária compete espaço com o cultivo de outras commodities, o que acende o alerta para o cuidado com o uso do solo. Lembra, também, que quando os pastos são usados intensivamente, a produção de bovinos em pastagens compete em rentabilidade por área com qualquer atividade.
Menezes lembra que as áreas são intensivamente corrigidas e os pastos bem manejados, além do uso de forrageiras de melhor valor nutritivo, porém somente viáveis em áreas férteis e de manejo adequado.
João também fala que as áreas de pastagens usadas como culturas, onde a fertilidade do solo é corrigida, são intensivamente adubadas, têm pastos divididos e manejados respeitando a fisiologia, maximizando a produtividade e a qualidade da forragem e têm plantas invasoras, pragas e doenças controladas.
Menezes conclui sua coluna dizendo que as pastagens adubadas e intensificadas tornam o uso da terra pela pecuária de corte e leite tão competitiva quanto qualquer atividade agropecuária.
Ficou interessado e quer saber mais? Clique aqui e tenha acesso à coluna completa. Boa leitura!