22/08/2022 às 08h44min - Atualizada em 22/08/2022 às 11h56min

MPF investiga origem de gado abatido por frigoríficos em Mato Grosso

Onze frigoríficos do Mato Grosso são alvos de inquéritos civis abertos pelo Ministério Público Federal (MPF). Em nota, o MPF relata que faz análise dos frigoríficos que não assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no projeto da Carne Legal, explica o procurador da República titular do 1º Ofício Ambiental em Mato Grosso, Erich Masson. A informação é do próprio MPF mato-grossense, segundo o site CarneTec.

Na relação, estão o Frigorífico Borges de Carvalho & Cia (Frigo Nelore), Frigorífico Brasfri, Frigorífico J Renato Blau-ME (Frigorifico 2R), Frigorífico New Beef Company (New Beef), Frigorífico Frigoestrela, Frigorífico Rondonópolis, Frigorífico Nutrifrigo Alimentos, Frigorífico Mataboi Alimentos (Prima Foods), Frigorífico Santo Afonso, Frigorífico Monte Verde e Indústria Frigorífica Boa Carne.

O objetivo das investigações é identificar aqueles que estão comprando animais prontos para o abate em criadouros de áreas de desmatamento ilegal, trabalho análogo ao escravo, ou terras indígenas e unidades de conservação invadidas.

O MPF identifica a origem do gado, e certifica se a área possui algum tipo de embargo ou alerta de desmatamento e se houve autorização para o desmatamento. Se não existe autorização, a área é considerada como desmatamento ilegal.

O procurador, Erich Masson, diz que “negociamos com os frigoríficos a assinatura do TAC, para que eles também façam parte do Programa Carne Legal. Inclusive essa é uma demanda dos próprios frigoríficos que já fazem parte do TAC”.

“O objetivo é trazer todos os frigoríficos para dentro do Programa Carne Legal para que todos façam uma análise socioambiental da compra e para que todo mundo fique nivelado, que o critério seja igual para todos”, completa.

 

Da Redação

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.