Na coluna De Olho no Mercado desta terça-feira, o jornalista especializado em agronegócio, Fabiano Reis, aponta a tendência de aumento na oferta de gado pronto por conta do abate de fêmeas que estavam retidas por conta dos altos preços de bezerros.
Reis diz que é difícil lançar um número exato, mas lembra que a desvalorização do bezerro deve implicar no aumento do abate de fêmeas. Em um ano, a desvalorização foi de cerca de R$840, de acordo com o Indicador ESALQ/BM&FBovespa. A maior quantidade de fêmeas retidas aumentou o volume de bezerros para o mercado e reduziu os preços para a categoria inicial.
De acordo com Reis, os desdobramentos do mercado indicam uma oferta mais robusta de gado pronto até o próximo semestre, baseado nos menores preços para animais de cria.
Reis diz que não há nenhum cenário que indique recuo nos preços, mas que é importante observar a demanda, e completa dizendo que “lá, na demanda externa, vejo um bom horizonte”.
Lembra que a China segue comprando carne bovina com bons preços, além de outros mercados que se fazem presentes nas compras de produtos brasileiros, como os EUA e os países da Liga Árabe, por exemplo, mas vê também, com otimismo, o cenário do mercado doméstico. Lembra que há o desequilíbrio fiscal a médio prazo, mas que os benefícios têm o poder de superar os fatores negativos.
Ficou interessado e quer saber mais? Clique aqui e tenha acesso à coluna completa. Boa leitura!