O produtor viu seus preços aumentarem em 36,81% nos últimos 12 meses, segundo o índice de Preços ao Produtor (IPP). Apenas em junho ele foi de 1,31% e em maio, de 0,99%. A informação é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mostram que 18 das 24 atividades medidas tiveram variação positiva.
Após queda de 0,43% em maio, as indústrias extrativistas tiveram alta em seus produtos de 0,60% após uma variação positiva de 8,71% no mês de junho. Alexandre Brandão, analista e metodologista, disse ao site MoneyTimes que “depois de dois meses consecutivos com variações negativas na comparação mês contra mês imediatamente anterior, os preços do setor subiram devido à variação dos preços em dólar no mercado internacional, apesar da apreciação do real no período”.
Outro segmento que teve um impacto no aumento foi o setor produtor de metal. Alta de 2,80%, o maior entre a indústria extrativista e de transformação. O aço foi o responsável. O IPP mensura a variação dos preços na “porta da fábrica”, livres de impostos e frete.
(Da Redação, com informações do site MoneyTimes)